"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TÉCNICA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO

O homem se aprimorou na técnica e esqueceu a ética. 
Quase em tudo está falindo, mas, sobretudo, na Educação. Porque nesse campo se lida com gente, seres humanos. Lida-se com uma matéria diferente daquela outra inerte, sem raciocínio nem sentimentos. 
A ética é o primeiro mandamento para quem se aprimorou rumo à questão do ensino. Contudo, o que se tem visto é a técnica nas mãos de seres tão imaturos quanto despreocupados com os resultados. Além disso, o dinheiro é o que vem a frente das inquietações (intenções) com essa ou aquela sala. O dinheiro no final do mês é que indica o pouco ou muito desempenho. 
A técnica está muito mais empenhada do que a ética. Muitos professores não possuem nem uma coisa, nem a outra. Daí se vê nas instituições, mundos de alunos que se perdem no lodo das indiferenças dessas que se tornaram casas do vazio, casas do nada, casas que não produzem. Mas elas continuam existindo, porque existe outra “instituição” antiga (mas não, ainda, derrotada) mais forte: o egoísmo. Este que quer todos educados, panoramicamente, que deseja seus filhos lendo e escrevendo sem ler e sem escrever apropriadamente. 
Máquinas de uma geração que não se sabe o que produziram além de citações. 
A Educação virou discurso. Virou assunto de coluna em revistas, virou as costas para os que pensam que enganam. Não se pode, porém, enganar a todos nem enganar-se a sim mesmo. 
Quem pensa que está agindo sem a visão do Alto e se embrenham em assunto tão sério, tentando escapar da sua responsabilidade, pode estar piorando o número de seus débitos. A Educação merece todo empenho, toda técnica, mas, sobretudo, toda ética necessária ao seu progresso. 
Unamo-nos para alertar uns aos outros sobre tema tão importante. 

 Alaor e Catarina

Sala de Atendimento - Psicografia - Solineide - CECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho