"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O AMOR-PRÓPRIO

Desenovela-te do amor-próprio quanto antes. 
Mau conselheiro, ele é a causa de incontáveis problemas que afligem as criaturas humanas. Encarcera na vaidade e disfarça-se com desculpismos vis e acusações absurdas, gerando animosidade e desânimo. 
Se observares uma contenda violenta, no amor-próprio ferido encontrarás a causa. Na agressão malfadada detectarás com o amor-próprio vingativo.
Ante uma recusa à ação do bem defrontarás o amor-próprio insensível. 
Pela boca da maledicência, que perturba a ordem e estimula a calúnia, faz-se ouvir o amor-próprio leviano ou magoado. 
Um crime, uma ação perniciosa, um conflito entre pessoas, a falsa humildade, o abandono de tarefas, a perseguição sistemática são os efeitos inevitáveis do amor-próprio despeitado. 
O amor-próprio somente realiza uma obra meritória quando colhe, de imediato, os louros, exigindo o reconhecimento geral e o comando da atividade com que se autopromove. 
Após a realização, faz-se exigente, cobrando os juros altos do pequeno investimento. 
Por qualquer motivo, afasta-se irritado, ou mesmo sem real motivo, atirando os petardos da ira mal contida e das recriminações insensatas. 
Está sempre armado contra tudo e todos que o não aplaudam ou não aquiesçam aos seus caprichos. É imperfeição da natureza humana, que a todos cumpre superar. 
Resiste aos propósitos sãos, porque se oculta para reaparecer sob outra modalidade. 


Vigia esse perverso companheiro das tuas horas e exercita o amor fraternal, dando de ti e doando-te quanto possas. Desalgemando-te dele, experimentarás euforia e otimismo, paz interior e alegria na vida, porquanto verás corretamente o mundo sem as lentes escuras que ele antepõe aos olhos da tua observação. 
Atraído a ciladas, provocado pela mofa, criticado acremente, exposto ao ridículo, perseguido sistematicamente Jesus prosseguiu tranqüilo, porque o Seu era o amor aberto a todos, a todos oferecido como oportunidade dignificadora, demonstrando, desse modo, que os maiores adversários do homem estão nele próprio, cabendo-lhe, a esforço, torná-los amigos e colaboradores de seus sentimentos. 

(De "Alerta", de Divaldo P. Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho