"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Obras da Codificação



A fundamentação da Doutrina Espírita pode ser encontrada nos 5 livros da Codificação:

Livro dos Espíritos. 
Livro dos Médiuns.
Evangelho Segundo Espiritismo.
A Gênese. 
Céu e Inferno.


O Livro dos Espíritos: Editado em 18 de abril de 1857, foi o primeiro a ser recebido diretamente dos Espíritos, pela equipe de médiuns de várias cidades da Europa, reunida e coordenada por Alan Kardec e seu grupo. Ele é, portanto, o marco inicial de uma doutrina de profunda repercussão no pensamento e na vida de considerável parcela da Humanidade, desde a data da sua edição. Estruturado em 4 partes e 1019 perguntas, formuladas pelo grupo de Kardec e respondidas psicograficamente pelos Espíritos, este livro aborda os aspectos científico, filosófico e religioso da Doutrina Espírita. Independentemente da crença ou convicção religiosa, a leitura de "O Livro dos Espíritos" será de imenso valor porque trata da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade, nessa transição de milênio, de conturbação e perplexidade. (Extraído da contra-capa do Livro dos Espíritos, edição da Federação Espírita Brasileira - FEB) 

O Livro dos Médiuns: Editado em 15 de janeiro de 1861, reúne o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulário básico espírita. De leitura e consulta obrigatória para os espíritas, será uma preciosa aquisição também para qualquer pessoa indagadora e atenta ao fenômeno mediúnico, que se manifesta crescentemente no mundo inteiro, dentro ou fora do Movimento espírita. Sendo os homens parte integrante do intercâmbio entre os dois planos da vida, o material e o espiritual, o melhor é que se conheçam bem os mecanismos desse relacionamento. "O Livro dos Médiuns" é o manual mais seguro para todos os que se dedicam ao Espiritismo experimental. (Extraído da contra-capa do Livro dos Médiuns, edição da Federação Espírita Brasileira - FEB) 

Evangelho Segundo o Espiritismo: Editado em abril de 1864. Os Espíritos Superiores, habitantes do Mundo Espiritual, colocam a serviço dos seus irmãos encarnados, o seu conhecimento, compreensão e visão amplificada, para ajudá-los no entendimento da grande mensagem de Jesus, o Novo Testamento, o Evangelho. "O Evangelho segundo o Espiritismo" é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, esclarecido pelos Espíritos de Luz, em comunicações mediúnicas, recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público, pela primeira vez, na França de 1864, por Allan Kardec. Se o leitor é cristão, leia com aplicação o ensino moral do Mestre Jesus para a Humanidade sofredora e dê-se conta de conteúdos que talvez nunca antes tenha percebido, ou compreendido plenamente. Se não é cristão, mas um espírito indagador, leia com respeito a orientação desse espírito divino para a posteridade, dada há dois mil anos e sempre atual, em seu caráter educativo, motivador e consolador. (Extraído da contra-capa do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, edição da Federação Espírita Brasileira - FEB) 

O Céu e o Inferno: Editado em 1o de agosto de 1865, seu principal escopo é explicar a justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Plano Espiritual, como conseqüência dos seus próprios atos. Divide-se em duas partes. A primeira estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre o após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos, e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos a cerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, Espíritos endurecidos, felizes, medianos, sofredores, suicidas e Espíritos em expiação terrestre. (Extraído da contra-capa do livro O Céu e o Inferno, edição da Federação Espírita Brasileira - FEB) 

Genêse: Editado em 6 de janeiro de 1868, onde são estudados os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Para os espíritas, um livro que precisa ser conhecido e estudado. Para o leitor não espírita, é uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica e reveladora. Divide-se em três partes: na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; na terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova. Os argumentos que compõem os dezoito capítulos desta obra tem como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas. (Extraído da contra-capa do livro A Genêse, edição da Federação Espírita Brasileira - FEB)

4 comentários:

  1. Eis aí um bom começo para estudo. E não por acaso, hoje dia 18de abril, quando se comemora os 156 anos da publicação do Livro dos Espiritos.
    PAZ E LUZ a todos.
    Luiz Gerbasi - Jaboticabal.SP.

    ResponderExcluir
  2. Paraens pela iniciativa de estudo. É um grande serviço à Doutrina, como ensina Emanuel.
    Luiz Gerbasi - Jaboticabal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos todos espíritos amigos! Irmãos que se buscam na intenção de ajudar e crescer!

      Excluir

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho