"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dia 22/01/2013 (HOJE) acontecerá a 2ª Reunião do Grupo de Evangelizadoras do CECC.


AVISO

Dia 22/01/2013 (HOJE) acontecerá a 2ª Reunião do Grupo de Evangelizadoras

do CECC.

POR FAVOR, não faltem. 

A Evangelização Irmã Sheila (Infância e Juventude) agradece a imensa colaboração.




Evangelização Espírita Infanto – Juvenil

A Evangelização Espírita das Novas Gerações
Claudia Werdine, Áustria

O trabalho de evangelização espírita, como o próprio nome caracteriza, visa oferecer às crianças e aos jovens os conhecimentos trazidos por Jesus e os que a estes complementam, ditados pelos Espíritos e codificados por Allan Kardec, sob a denominação de Espiritismo.
Com esses ensinamentos, que formam a síntese das informações que nos levarão à felicidade verdadeira, procuramos atingir os objetivos gerais do próprio trabalho, que é a integração do educando consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Semelhante programa, por sua magnitude, atraiu a atenção de um grupo de espíritas que, discretamente, está realizando uma tarefa de profundidade junto àqueles que desabrocham para a vida física sequiosos de renovação e progresso espiritual. Com dedicação e, sobretudo, com uma perseverança digna de registro, os evangelizadores espíritas estão Desenvolvendo, junto às novas gerações, um programa de estudos, a par de outras atividades de cunho educativo, que lhes oferece conhecimentos graduais do Evangelho e da Doutrina dos Espíritos.

Um programa básico de Espiritismo compõe o Currículo de Ensino oferecido pela Federação Espírita Brasileira - FEB. Esse programa é desenvolvido ao longo do Curso de Evangelização Espírita Infanto-juvenil que vai dos 5 aos 21 anos, quando as crianças e os jovens têm oportunidade de, através de métodos adequados, realizar um estudo básico da Doutrina Espírita de forma a lhes oferecer diretrizes seguras para seus estudos ulteriores. O ensino do Espiritismo é efetuado desde o Jardim de Infância (5 e 6 anos), naturalmente de acordo com as possibilidades de entendimento dessa faixa etária.

Os conteúdos programáticos mínimos do estudo que se realiza nesses Cursos são extraídos das Obras da Codificação, ensejando ao aluno de qualquer idade, um conhecimento metódico da Doutrina Espírita. Frequentar as aulas de evangelização espírita é realizar, de forma sequencial, um bom aprendizado da Doutrina Espírita, além de participar de experiências de aprendizagem capazes de levar à vivência dos conhecimentos adquiridos. O êxito desse trabalho repousa em seus próprios objetivos, na dedicação do evangelizador, como já foi afirmado, e no preparo e reciclagem constante a que esse evangelizador se submete, na busca do aprimoramento espiritual e das condições pedagógicas para o desempenho integral da sua tarefa. Cumpre acrescentar, ainda, que, à medida que contribui para o crescimento espiritual das crianças e dos adolescentes, o evangelizador  realiza o próprio progresso, premido pela necessidade de reunir condições mínimas para o exercício do seu ministério. Essa dedicação, aliada à adoção de um programa de ensino bem elaborado, por certo fará com que os objetivos propostos para a tarefa de evangelização espírita infanto-juvenil sejam atingidos.

Nesse ponto, lembremos os comentários de Kardec à Questão 917 de O Livro dos Espíritos:
“Faça-se com o moral o que se faz com a inteligência e ver-se que, se há naturezas refratárias, muito maior do que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons frutos.”
É na crença dessa assertiva de Kardec que aqueles que se empenham no ensino espírita às novas gerações buscam o incentivo, o estímulo e o entusiasmo necessário ao prosseguimento de sua tarefa frequentemente realizada em salutar anonimato.

(3) Bibliografia: O Que é Evangelização. ed. FEB, 1987. Rio de Janeiro, p. 39.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho