"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

segunda-feira, 12 de março de 2012

I ENCONTRO DE EVANGELIZADORES DO SUL DA BAHIA – ICEI – ITABUNA

O I ENCONTRO I DE EVANGELIZADORES DO SUL – DA BAHIA

foi realizado pelo CR11 e teve como Tema: Identidade Cultural Espírita na Evangelização, abordado pelo Facilitador Marquito - da Coordenadoria da Infância e Juventude de Salvador – Bahia.
O evento aconteceu no ICEI, com organização de Ana Lopes e Nilde (Arapary).
Marquito trouxe um admirável presente para os Evangelizadores de Itabuna, Canavieiras, Itapetinga, Ipiaú, Ilhéus etc., pois o Tema abordado levantou a questão (tão rica) da miscigenação do Povo Brasileiro ao mesmo tempo em que fez analogia às miscigenações espirituais. Lembrando que “as gerações futuras somos nós” e fazendo rememorar que “o Povo Brasileiro é mestiço na alma e no espírito”.
Disse que é necessário deixar a Identidade Espírita assinalada naqueles que se dizem Espíritas e mais, Evangelizadores Espíritas, foi uma das teclas das quais o palestrante não abriu mão em retornar várias vezes. De maneira que possam, todos os que estão na Seara, trabalhando como tal, serem apontados como “aquele ali é Espírita”.
Uma fala ficou marcada: “não se pode dizer sim e não. Ou é sim, ou é não” (Marquito).
Ainda na ocasião, esclareceu-se sobre a importância dos Planejamentos das Aulas, do estudo e de incessante pesquisa. Por vezes, sendo necessária a revisão ou, exclusão de determinado Plano por questões de adaptação dos Temas às realidades dos Evangelizandos.
A pausa para o Lanche foi ocasião para confraternização e reconhecimento entre os presentes. Uma deliciosa mesa composta de frutas, pães, biscoitos, café, suco e chá. Preparada com muito amor pelas “Martas” que nunca deixam de se apresentarem para a honrosa tarefa de nutrir os irmãos.
Refeitos de pão, voltou-se à poesia da palavra de Marquito, que não deixou de ser também, uma espécie de pão, só que desta vez, para espiritual. Aliás, este Evangelizador veterano, solicitou que não se deixe que o lanche nas aulas de Evangelização, seja “objetivo” de tão importante Tarefa (a Evangelização Espírita). 
Evangelizar é oferecer o pão da palavra para o espírito, o que Dr. Claudionor de Carvalho já havia apontado, quando disse que: “Evangelizar é ajudar na progressão de um espírito.”
Muito mais foi discutido e dito e refletido, mas haverá oportunidade para os que não puderam participar desta vez, pois o próximo Encontro já ficou marcado e acontecerá em Ipiaú – Bahia, em 2013.
Estiveram representando a Evangelização Infanto-Juvenil do Centro Claudionor de Carvalho: Cristina (Evangelizadora), Solineide (Coordenadora) e Nilza Maria (colaboradora de Oficinas e Dinâmicas).

CECC
Texto: Solineide Maria.



 Fotos - Centro Espírita Bezerra de Menezes - Canavieiras - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho