"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" JESUS

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho

domingo, 11 de setembro de 2011

Seminário sobre Passe e Magnetismo: Teoria e Prática - ESPIRITISMO E MAGNETISMO

Jacob de Melo iniciou o Seminário sobre Passe e Magnetismo - Teoria e Prática, anunciando o perigo de se usar frases de valor incerto ou ambíguo. Exemplificou seu temor, com várias delas, que, em geral, se usa diariamente nas Casas Espíritas, sem maior reflexão sobre seu sentido. 
Uma destas seria "Esta casa segue Jesus". Não parece grave, e seria interessante mesmo, se todos seguissem Jesus, mas para este renomado escritor e palestrante e, sobretudo, Espírita, homem voltado para o Estudo e a Prática da Doutrina, não é bem assim que se deveria agir.

Seguir Jesus seria uma maneira de tentar imitá-lo. E não parece ter sido apenas isso que Jesus quis (quer) para nós. 
Inicialmente, como seres em progressão, que somos, imitar pode parecer interessante, pois que a prática acaba exercendo em todos o anseio da transformação. Mas o problema residiria em imitar Jesus "panoramicamente", pelas "beiradas" sem o envolvimento total,  no sentido de mais tarde, progredir para ser tal qual Jesus.
"Imitar não é tudo" asseverou Jacob. Além do mais, Jesus possuía uma estirpe moral que, infelizmente, poucos dos homens possuem, ou possuirão... Talvez em mais algumas centenas de encarnações, mas por enquanto, o Estudo Prévio da Teoria a que se tem acesso livremente, além, é lógico, da crença no Divino Mestre, é caminho mais seguro para que o trabalho nas Casas Espíritas esteja balisado.

Muito calorosamente, Jacob de Melo mesclava a prática da intrução e  da alegria. Poucos são os Educadores que unem tão habilidosamente esses dois ingredientes e que fazem culminar em receita de uma ótima aula. 

Pois foi o que tiveram acesso, as mais de trezentas pessoas presentes na tarde deste sábado 09/09/2011 à partir das 14:00, no Centro Claudionor de Carvalho.
Dentre outras maravilhosas assertivas, Jacob de Melo trouxe para o cenário de discussão a questão crucial do Seminário: O Magnetismo, cujo "pai" foi o médico austríaco Mesmer (http://www.espiritismogi.com.br/biografias.htm).

A tarde foi pequena para tantas elucidações, e o tema foi muito claramente trabalhado, com o suporte de estudos sérios acerca do assunto: O Livro dos Espíritos, dos Médiuns e  as Revistas Espíritas.
Sobre estas obras, as Revistas Espíritas, Jacob aconselhou a todos os presentes: estudo ou leitura ao menos, para melhor se dizer "engajado" na Doutrina. Porque a seu ver, "a gente não pode fingir que acredita" e, para que se consiga uma Fé firme, nada mais certo do que o conhecimento.

ESPIRITISMO E MAGNETISMO

“O espiritismo liga-se ao magnetismo por laços íntimos, considerando-se que essas duas ciências são solidárias entre si. Os espíritos sempre preconizaram o magnetismo, quer como meio de cura, quer como causa primeira de uma porção de coisas; defendem a sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra os seus inimigos. Os fenômenos espíritas têm aberto os olhos de muitas pessoas, que, ao mesmo tempo aderem ao Magnetismo. Tudo prova, no rápido desenvolvimento do Espiritismo, que logo ele terá direito de cidadania. Enquanto espera, aplaude com todas as suas forças a posição que acaba de conquistar o Magnetismo, como um sinal incontestável do progresso das idéias.” (Revista Espírita – Ano 1, 1858, pág. 421)
 Não se pode mais deixar o estudo de lado, porque é a união do estudo prévio que fortalecerá o trabalho do passista magnetizador. De acordo com Jacob "O Magnetismo foi abandonado" (...) e "como é que se aplica a Ciência sem entender sobre esta"?
Muito necessário que se faça o resgate do Magnetismo, para que  a atividade do Passe, não caia no ridículo. 
Urgente que o Espírita reflita sobre tais questões...

Para encerrar as atividades de sábado, Jacob de Melo presenteou a todos com a Palestra "Viver ainda é a melhor saída", cujo conteúdo se origina do seu livro, com mesmo título, que o participante poderá adquirir na recepção do Evento que terá continuação hoje - 11/09/2011 - com  início previsto para às 14:00 no Centro Espírita Claudionor de Carvalho.




Visite e estude! Site de JACOB DE MELO
http://www.jacobmelo.webs.com

Um comentário:

  1. puxa! que bela oportunidade de aprender... eu perdi...
    Mas vou visitar o Blog do Palestrante.
    Parabéns pessoal do Claudionor e Jacob de Melo!
    Laura

    ResponderExcluir

Se for mensagem de amor, pode postar!

"... a sabialidade não está naquilo que se faz, está naquilo que você sente em fazer." Dr. Claudionor de Carvalho